quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Fascismo


O fascismo é um regime autoritário de extrema direita desenvolvida por Benedito Mussolini,a partir de 1919 na Itália
Em 23 de março de 1919,foi fundado o movimento fascista pelo Mussolini,na cidade de Milão.Entre os membros fundadores estavam os lideres revolucionários sindicalistas Agostino Lanzillo e Michele Bianchini
Os fascista,em 1922,organizaram uma marcha sobre Roma,pois pretendiam tomar o poder militarmente e ocupar prédio públicos e estações ferroviárias,exigindo a formação de um novo gabinete.Os fascistas,em 1923,passaram a desenvolver um programa de separação de igreja do estado,um exército nacional,um imposto progressivo,desenvolvimento de cooperativas e principalmente a republica italiana.
O fascismo na Itália foi estabelecido uma década antes da chegada de Hitler(nazismo) ao poder,tendo em visita o contexto da Itália na Primeira Guerra devido a um medo de que os esquerdistas tomassem o poder,Mussolini conseguiu chegar ao poder na Itália,como primeiro ministro italiano.
As características do fascismo são:
- Totalitarismo: o sistema fascista era antidemocrático e concentrava poderes totais nas mãos do líder de governo. Este líder podia tomar qualquer tipo de decisão ou decretar leis sem consultar políticos ou representantes da sociedade.

- Nacionalismo: entre os fascistas era a ideologia baseada na idéia de que só o que é do país tem valor. Valorização extrema da cultura do próprio país em detrimento das outras, que são consideradas inferiores.

- Militarismo: altos investimentos na produção de armas e equipamentos de guerra. Fortalecimento das forças armadas como forma de ganhar poder entre as outras nações. Objetivo de expansão territorial através de guerras.

- Culto à força física: Nos países fascistas, desde jovens os jovens eram treinados e preparados fisicamente para uma possível guerra. O objetivo do estado fascista era preparar soldados fortes e saudáveis.

- Censura: Hitler e Mussolini usaram este dispositivo para coibir qualquer tipo de crítica aos seus governos. Nenhuma notícia ou idéia, contrária ao sistema, poderia ser veiculadas em jornais, revistas, rádio ou cinema. Aqueles que arriscavam criticar o governo eram presos e até condenados a morte.

- Propaganda: os líderes fascistas usavam os meios de comunicação (rádios, cinema, revistas e jornais) para divulgarem suas ideologias. Os discursos de Hitler eram constantemente transmitidos pelas rádios ao povo alemão. Desfiles militares eram realizados para mostrar o poder bélico do governo.

- Violência contra as minorias: na Alemanha, por exemplo, os nazistas perseguiram, enviaram para campos de concentração e mataram milhões de judeus, ciganos, homossexuais e até mesmo deficientes físicos.
- Anti-socialismo: os fascistas eram totalmente contrários ao sistema socialista. Defendiam amplamente o capitalismo, tanto que obtiveram apoio político e financeiro de banqueiros, ricos comerciantes e industriais alemães e italianos.

Curiosidade: 
- Embora Itália e Alemanha tenham sido os exemplos mais nítidos de funcionamento do sistema fascista, em Portugal (governo de Salazar) e Espanha (governo de Francisco Franco), neste período, características fascistas se fizeram presentes. 
Embora tenha entrado em crise após a Segunda Guerra Mundial, alguns aspectos da ideologia fascista ainda estão presentes em alguns grupos e partidos políticos. Na Europa, por exemplo, existem partidos políticos que defendem plataformas baseadas na xenofobia (aversão a estrangeiros).

            http://wwwhistoriadomundo.com.br/idade-conteporanea/fascismo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário